Os caminhões têm um grande estresse diário por causa de suas próprias dimensões e das cargas que transportam. Ainda que sejam projetados com essa finalidade, é importante diminuir esses desgastes. Nesse sentido, a lona de freio de caminhão é um dos elementos que mais sofrem no dia a dia de um veículo de carga.
Neste artigo, explicamos qual a função desse componente e como preservá-lo na rotina para aumentar sua vida útil. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Qual é a função da lona de freio de caminhão?
Ainda que seja um componente simples, a lona de freio promove a frenagem do veículo. Ela atua com o tambor de freio, uma superfície com a qual entra em contato no momento da frenagem. Assim, ocorre o atrito necessário para desacelerar o caminhão.
A lona de freio de caminhão é produzida a partir de materiais diversos, como metais, fibras e/ou resinas. Sua função é semelhante à das pastilhas de freio, usadas em sistemas de freio a disco. A vantagem é que as pastilhas custam menos.
Quando trocar a lona de freio de caminhão?
A troca da lona de freio está condicionada à maneira como o caminhão é usado. Caso o veículo ande por trechos marcados por descidas longas, é normal que o camioneiro tenha que usar mais os freios, o que deixa a peça mais desgastada.
A durabilidade do produto muda conforme o fabricante e a sua própria forma de produção. Assim como há diversos tipos de pastilhas, há lonas mais duráveis e sólidas, que são produzidas a partir de materiais mais desenvolvidos, com vida útil mais longa.
Portanto, recomenda-se a manutenção preventiva da lona a cada cinco mil quilômetros percorridos, verificando não apenas o desgaste, mas também a integridade. Isso porque ela atua sob temperaturas elevadas, o que pode facilitar o aparecimento de rachaduras e trincas na superfície, comprometendo o desempenho da frenagem.
Existem também outros indícios que alertam para a necessidade de trocar a lona:
- fuga de ar comprimido;
- Superaquecimento;
- espessura muito fina, que não resiste até a próxima manutenção;
- ruídos na frenagem;
- trepidação no tambor.
Em situações assim, é indicado substituir a lona de freio de caminhão. A troca deve acontecer conforme as orientações da empresa fabricante, respeitando um plano de prevenção. Já na hora de trocar, existe um passo a passo a ser seguido por um profissional especializado:
- levantar a parte traseira do caminhão com o macaco;
- liberar os parafusos de cada roda traseira utilizando uma chave de fenda e removê-las;
- retirar o parafuso guia e a tampa do cubo da roda;
- remover as tamancas de freio;
- remover o braço do freio de estacionamento e substituir as lonas;
- remontar, seguindo o caminho inverso do processo.
Como preservar a lona de freio de caminhão?
A substituição da lona de freio de caminhão é muito comum como uma necessidade na manutenção dos veículos, mas é possível preservar e até estender sua durabilidade para evitar trocas antecipadas e despesas desnecessárias. Confira, a seguir, boas práticas que você pode adotar nesse sentido.
Respeite o limite de carga do veículo
O peso do caminhão é um dos principais fatores que contribuem para desgastar a lona. Quando o limite de carga é ultrapassado ou ela é disposta de maneira indevida, o estresse resultante pode ser maior em cima de um ou mais eixos, afetando também o sistema de frenagem.
Dessa maneira, ao carregar o veículo, é necessário que o caminhoneiro fique atento tanto ao peso integral da carga (que deve ser limitado) quanto à forma como ela é disposta na carroceria. A distribuição correta do peso sobre os eixos é fundamental para reduzir o estresse sobre freios e suspensão.
Invista em peças de boa qualidade
Peças de boa procedência são produzidas a partir de matérias mais eficientes e de processos mais avançados. Logo, elas têm uma vida útil maior, ou seja, são mais duráveis. Por isso, é um tipo de compra que representa mais economia, já que a necessidade de substituir a lona será menor. De quebra, você vai reduzir custos operacionais.
Use o freio auxiliar em declives longos
Outra forma de preservar a lona de freio de caminhão é usando melhor o freio auxiliar, chamado de “freio motor”. Em vários casos, ele é uma solução para manter sob controle a velocidade do veículo, principalmente em descidas.
Em vez do freio de serviço, é recomendável usar o freio motor para “sustentar” o caminhão, impedindo que ele desça “embalado”. Assim, o veículo desacelera somente com a força do motor e com a diminuição das marchas, ajudando na preservação das lonas.
Faça a manutenção preventiva da lona de freio
A manutenção preventiva é uma ótima opção — na verdade, é a melhor — para preservar a lona de freio do caminhão. Alguns especialistas recomendam manutenção a cada cinco mil quilômetros ou a cada seis meses, considerando sempre o uso do veículo.
Troque de marchas de forma adequada
É muito importante dirigir de forma adequada, em velocidade controlada, realizando a troca de marchas conforme as necessidades, sempre com moderação. Essa dica ajuda não apenas a preservar as peças do veículo, mas também a garantir mais segurança na estrada.
Como escolher a melhor lona de freio de caminhão?
Para escolher a melhor lona de freio de caminhão, vale contar com um bom fornecedor. O material usado na confecção da peça, como falamos, tem muito impacto na sua durabilidade, como fibras sintéticas e resinas combinadas com metais.
Isso representa maiores investimentos. Então, alguns motoristas podem não desejar peças com parâmetros de qualidade mais altos. Mas é fundamental priorizar o custo-benefício — afinal, peças melhores oferecem um retorno satisfatório sobre o investimento, já que duram muito mais tempo.
Outro ponto a considerar é o uso de lonas originais, cuja matéria-prima tende a ser melhor. Elas também são submetidas a testes que asseguram sua boa qualidade.
Assim, preste atenção às diferentes opções de lona de freio de caminhão para não se enganar. Aplique as dicas que citamos tanto na hora de trocar quanto para preservar esse componente tão importante.
Fonte: https://juntosnocaminho.com.br/