Para cumprir prazos e alcançar todos os objetivos planejados, uma empresa precisa contar com caminhões seguros e de alta performance. E para garantir pleno funcionamento desses equipamentos, é essencial trabalhar com a Manutenção Preventiva.
O fato é que análises e intervenções programadas fazem parte de um conjunto de medidas recomendadas por toda fabricante de caminhões. Por isso, empresas que dependem diariamente dessas ferramentas, não devem ser negligentes nesse sentido, a fim de prolongar a vida útil dos veículos e aumentar a segurança de seus funcionários.
Mas, o que é realmente a Manutenção Preventiva? Quais os benefícios? E o que pode acontecer se a sua empresa não implementá-la? Para responder essas e outras perguntas, confira o nosso artigo completo sobre o assunto.
Boa leitura!
O que é a Manutenção Preventiva?
De maneira simples, manutenção consiste em uma estratégia de monitoramento e controle para impedir ou reduzir o impacto de falhas nos equipamentos. O objetivo principal é aumentar a confiabilidade e estender a vida útil dos veículos.
Em geral, há 3 tipos de manutenção: Manutenção Corretiva, Manutenção Preditiva e Manutenção Preventiva.
Manutenção Corretiva
Dos três métodos, a Manutenção Corretiva, sem dúvida, é a mais onerosa para uma empresa. Ela só é posta em prática quando alguma peça ou sistema do caminhão deixa de funcionar, não tendo um planejamento definido para análises.
Gasta-se mais com peças e intervenções emergenciais e todas ações são reativas. Em geral, a empresa consegue consertar o veículo, mas sempre investindo valores maiores nas peças e correndo o risco de ter o caminhão parado por um bom tempo.
Manutenção Preditiva
A Manutenção Preditiva é o modelo “mais novo” nesse cenário. É um pouco parecida com a Preventiva, com a diferença de que são utilizadas ferramentas de alta tecnologia para estudar e avaliar os sistemas dos caminhões.
Além disso, aqui, a maior parte das análises é feita pelos próprios trabalhadores que utilizam os veículos — com tudo ocorrendo quase que rotineiramente.
No entanto, em razão da compra dos aparelhos de análise e da necessidade de treinamento dos profissionais, a Manutenção Preditiva se torna bastante custosa para a maioria das empresas.
Manutenção Preventiva
Podemos dizer que a Manutenção Preventiva é mais eficiente que a Corretiva, e menos onerosa que a Preditiva. Nessa metodologia, é criado um cronograma para que as avaliações e as intervenções sejam realizadas nos caminhões.
Normalmente, o planejamento é feito baseado nas informações e instruções repassadas pelos fabricantes dos veículos, bem como, pelo histórico dos equipamentos. Mas isso não é uma regra, dependendo do espaço de tempo ou de alguma eventualidade, a manutenção pode ser realizada em datas fora do cronograma.
Na maior parte das empresas, a Manutenção Preventiva é a mais utilizada para garantir o funcionamento dos veículos.
Quais os benefícios de se trabalhar com a Manutenção Preventiva?
Como vimos, a Manutenção Preventiva consiste em um trabalho de prevenção e estudo sobre a performance dos caminhões de uma empresa. Mas, quais são os benefícios reais?
Garantia de serviço contínuo
Com a Manutenção Preventiva você corre baixíssimo risco de ter o serviço paralisado por falta de caminhão. Como as intervenções são feitas periodicamente, todos os equipamentos tendem a se manter seguros e em pleno funcionamento.
Redução de custos
Os custos aqui também são moderados, pois há possibilidade de planejamento de compra. Por exemplo, é possível saber se na próxima intervenção será necessário a troca de uma determinada peça. Com isso, a sua empresa pode pesquisar e adquirir o item de maneira antecipada e com maior economia.
Alta performance dos caminhões
Trabalhando continuamente com peças novas e com a manutenção em dia, os veículos tendem a apresentar alta performance durante os serviços da empresa. Isso não só traz mais segurança para os colaboradores, como também mais credibilidade e lucro para o negócio.
Quais os riscos de não se aplicar a Manutenção Preventiva?
Como explicado na introdução, a Manutenção Preventiva não é algo que possa ser negligenciado, sendo altamente recomendada pelos fabricantes dos caminhões. Ao não implementá-la, uma empresa corre grandes riscos. Entenda mais.
Atraso nas coletas e entregas
Para atingir as suas metas, a sua empresa precisa realizar todas as coletas e entregas dentro do prazo. Mas, sem o devido cuidado com as peças e sistemas dos caminhões, é um equilíbrio quase impossível de ser alcançado.
É claro que, com constantes atrasos e cancelamentos, a sua empresa, gradativamente, perderá espaço, credibilidade e competitividade no mercado.
Aumento do risco de acidentes
Quem não se planeja, aumenta os seus riscos. Isso é um fato. Ao não manter as avaliações e intervenções dos caminhões em dia, você maximiza as chances de acidentes com os veículos — tanto dentro quanto fora da empresa.
Como se trata de equipamentos grandes e imensamente pesados, as consequências de uma falha simples podem ser irreversíveis. Será que vale a pena correr o risco?
Sem dúvida, a Manutenção Preventiva é um ponto que não pode ser negligenciado por nenhuma empresa logística.
Fonte: https://rdrsolucoeslogisticas.com.br/