Uma das maiores causas de acidentes em veículos pesados é a falha no sistema de freios dos caminhões. Entenda o porquê.
O sistema de freio é um dos itens mais importantes para segurança e dirigibilidade dos motoristas. Segundo as fabricantes, esse componente deve ser verificado a cada 5 mil km e a recomendação é que a manutenção dele seja feita por eixo. É importante citar que a revisão ou ajuste somente em um dos lados, causará instabilidade no veículo, já que o freio ficará descompensado.
A vida útil das lonas de freio nos caminhões está diretamente ligada ao trecho que ele percorre e ao voluma de carga que carrega. A condução agressiva e a não utilização do freio motor em declives e paradas também podem contribuir para o desgaste.
Dicas para a manutenção correta dos freios
- Verifique os prazos de manutenção do fabricante
- Realize uma inspeção detalhada
- Verifique o diâmetro do tambor
- Verifique folgas nos discos, tambores, lonas, pastilhas, catracas, buchas, molas e alavancas
- Verifique o assentamento da sapata de freio
Diagnóstico
- Luzes de advertência no painel são sinais de falta de ar ou superaquecimento
- Distância de frenagem aumentada
- Vibrações anormais
- Estouro do pneu e fumaça
Dicas de condução
Veículo com excesso de peso
Normalmente, quando isso ocorre, ele passa a ter a distância de parada aumentada e exige muito mais do sistema. Além disso, pode provocar superaquecimento e desgaste prematuro do sistema.
O ideal é seguir as normas de indicação de limite e peso e não dirigir em alta velocidade. É importante também, conhecer as condições de tráfego e a sinuosidade da rodovia.
Usar o freio de serviço nas descidas
Em caso de descidas, prefira utilizar o freio motor e a marcha correta.
Falta de ar no freio convencional
É importante que o motorista acione a alavanca do freio de estacionamento gradativamente para não sofrer parada brusca.
Excesso de uso de um dos sistemas
Usar excessivamente a alavanca do freio de estacionamento pode causar perda da estabilidade se a pista estiver molhada. Só o uso dos convencionais e a utilização incorreta do freio de carreta, pode fazê-la tombar ou formar um “L” no momento da frenagem.
Por isso, prefira alternar o uso dos dois sistemas e não deixe de fazer a manutenção preventiva nos eixos dianteiros e traseiros.
Fonte: DPK